O Elicer, edição 2020 buscará trazer para Uberlândia os nomes mais expressivos da literatura contemporânea brasileira / internacional e autores regional e local.

O processo de indicação desses nomes será feito por um Comitê Curador, que contará com representantes de diferentes segmentos da sociedade (cultural, empresarial, político, jornalístico, econômico, etc.).
Tais nomes são importantes, tanto para o atrativo do público, quanto para dar destaque a divulgação e mídia espontânea.
Assim, é preciso dar especificidade a cada um dos espaços que o Encontro disponibilizará ao público, que é feita a seguir:

Palestras, Simpósios e Encontros:
Estas atividades são destinadas a um público mais amplo, tanto quem estiver visitando o local, quanto quem buscou na programação assistir aquele momento específico.
Todas as atividades terão tradução em Libras e serão gravadas em vídeo e áudio. Será disponibilizada via internet com acesso via senha. Estará aberta a toda comunidade de língua portuguesa e não portuguesa. Temas ligados a Literatura, educação e Meio Ambiente.

Oficinas
As oficinas, diferentemente das palestras, são espaços separados e menores. O público presente é no máximo com 40 pessoas por oficina.
A fim de garantir este teto, haverá na entrada da sala da oficina um cadastro prévio, para que, com antecedência (via site), os interessados façam sua inscrição.
As inscrições serão feitas ultrapassando o limite de 40 pessoas. Este limite será observado na
Para um melhor aproveitamento dos inscritos, as oficinas mais longas poderão dividir as atividades e ocorrer em mais de um dia.

Debates
Os debates também serão realizados em espaços abertos, com participação do público em geral.
Será usada a mesma estrutura e logística das palestras.
Porém, o debate propõe um diálogo entre duas pessoas de destaque no cenário cultural. Não serão duas palestras, mas a proposta é que haja uma conversa entre os presentes no palco.
O tempo disponível para os debates é no mínimo de 40 minutos e no máximo 60 minutos.

Mundo da Fantasia
O Mundo da Fantasia será um espaço fixo exclusivamente destinado ao público infantil. Será aberta e servirá de cenário para a Contação de Histórias. Funcionarão durante todos os seis dias dos eventos, durante o horário de das 08hs às 21hs.

Contação de Histórias
Contar histórias é uma forma criativa de incentivar a leitura. Ajuda a desenvolver a linguagem e o próprio processo da escrita. Ocorre com uma mediação, que é feita na pessoa do contador.
As sessões de contação de história acontecerão no Mundo da Fantasia. Queremos trazer o tema: “Desenvolvimento Sustentável, Ecológico e Responsabilidade Socioambiental” em uma das salas da contação de histórias.

Exposições e lançamentos de livros, autores com editoras e independentes
Será montado um espaço no Encontro Literário, servirá para as exposições e lançamentos de livros e a estrutura será também oferecida a todos os escritores independentes que se inscreverem.

Apresentações musicais
O projeto prevê a realização de shows durante o Encontro Literário do Cerrado, que contemplarão artistas locais e apresentações artísticas e musicais desenvolvidas por alunos das escolas públicas e privadas. Ocorrerá dentro da faixa horária das 8 às 21h

Ações em escolas e nos bairros
Serão escolhidos quatro bairros a serem contemplados para recepcionar ações do Encontro Literário do Cerrado – ELICER foram selecionados com base nos índices de vulnerabilidade social e escolas onde alunos foram contemplados com o Vale Livro (Formação de Plateias).
Serão levados a estas localidades apresentações musicais e atividades com autores e contadores de histórias, bem como apresentações lúdicas educativas e de orientação. Dessa forma, o ELICER insere-se no cenário mais vulnerável da cidade, não só divulgando o evento em si, mas ampliando o acesso e o contato com a cultura nas regiões onde é difícil que isso aconteça.
Em todas estas ações o tema “Desenvolvimento Sustentável, Ecológico e Responsabilidade Socioambiental” será trabalhado – EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO

Ações paralelas do Elicer – Tema Meio Ambiente:

  1. Espaço Meio Ambiente:
    a. Área: 30 x 30m
    b. Conceito: Meio ambiente sustentável:
    i. Tema principal: Biodiversidade do Cerrado | Agricultura | Recursos naturais | Florestas | Energia Limpa
    c. Objetivo:
    i. Proporcionar e Trazer o conhecimento;
    ii. Experiência do sustentável (apresentações e exposição de cases);
    iii. Agricultura do futuro;
    iv. Uso consciente da terra.
    d. Exposição:
    i. Mini fazenda com exposição das principais culturas e/ou lavouras desenvolvidas no cerrado: Algodão, Milho, Soja, Arroz, Feijão e Trigo;
    ii. Pecuária: mini animais;
    iii. Espaço obrigatório de passagem dos visitantes do Elicer;
    iv. Exposição de uma biblioteca do Meio Ambiente e com um espaço de leitura;
    v. Palco para apresentações teatrais com alusão ao tema.
  2. Olimpíada do Conhecimento: Meio Ambiente Sustentável
    a. Público alvo:
    i. Escolas públicas que farão parte do benefício de vales livros para os alunos;
    ii. Alunos da rede pública destas escolas.
    iii. Professores destes alunos.
    b. Objetivo: Educação ambiental nas escolas
    c. Proposta:
    i. Concurso de redação – tema: Meio ambiente
    ii. Premiação: ainda em processo de definição
    d. Publicação na revista Elicer virtual (site e canal Elicer) e impressa
    e. Justificativa: Estudantes das escolas públicas que receberem os vales livros participarão do concurso de redação, de forma independente, cujo tema é: Meio Ambiente.
    f. Objetivo: Estimular a conscientização ambiental de estudante de escolas públicas. É dirigida a escola, professores e alunos das redes municipais e estaduais.
    g. Critérios de avaliação: A escola faz o concurso interno e apresenta a comissão de avaliação do Elicer a melhor redação. Esta fará parte dos classificados para avaliação final do Elicer. Os Classificados receberão medalha de classificação e certificado. Os três melhores colocados receberão: Medalha de campeão, segundo colocado e terceiro colocado e ainda suas redações serão publicadas na revista Elicer impressa e virtual. Receberão troféu e cada um um tablete como motivação. Suas redações serão expostas em local estratégico dentro da feira de livros Elicer. As escolas destes alunos receberão o troféu, certificado e um acervo de livros literários, 50 exemplares, para sua biblioteca. A escola campeã receberá ainda um aparelho Data Show para seu uso na escola. O professor deste aluno campeão receberá um certificado, troféu e um tablete.
  3. Caminhada do conhecimento Elicer: Consciência Pelo Meio Ambiente
    a. Proposta: Envolver aos alunos, professores e toda a sociedade na caminhada. Todos os visitantes do Elicer receberão um convite para esta ação ao fazer seu cadastro na secretaria do evento.
    b. A premiação será o certificado personalizado de participação que será disponibilizado no site do evento após a caminhada.
    c. Todos receberão pulseira de identificação.
    d. Público esperado: 5.000 pessoas.
    e. Percurso: 5 km
  4. Educação e Prevenção:
    a. Escolas públicas com seus alunos e apresentações em praça pública
    b. Formato: Apresentações lúdicas
    c. Formato: Ações de formação de multiplicadores, de incidência política junto a gestores (Encontro de gestores que acontecerá dentro do Elicer) e, também, de arte educação para levar às escolas e espaços públicos, orientações de forma lúdica sobre saúde da mulher, meio ambiente, cardiologia, oncologia, oftalmologia e pulmonar.
    d. Duração: O projeto terá duração de 2 meses com início e fim antes da data de realização do Elicer.
    e. Proposta: Causar impacto, contribuir para melhorar a vida das pessoas e gerar consciência de que a população é crescente e que demanda estes cuidados.