O Encontro Literário do Cerrado – Elicer oferece ao público interações entre escritores e público (palestras, oficinas, debates, simpósios, exposições e encontros), apresentações musicais, lançamentos de livros e contação de histórias. O público é composto por diretores de escolas, professores, estudantes, autores, escritores, profissionais liberais e empresários de diversos setores.

Na última edição, 2017 foram 53 mil visitantes únicos, expectativa de púbico presencial em abril de 2020, é 70 mil pessoas. A atração permanente do evento é a Feira do Livro Elicer, com editoras de todo o país.

O acesso é gratuito, pode ser tanto presencial quanto online. É incentivador ao turismo cultural, é educativo, mas tem visão empreendedora, gerador de negócios e de empregos no campo da economia cultural, tem foco na questão sócio ambiental.

Objetiva fomentar o consumo de literatura, desencadeando novas leituras de vida e de mundo em pessoas de todas as idades e classes sociais. E a uma reflexão sobre o meio ambiente.