Sob o tema “Mulheres a toda prosa”, a 37ª edição da Feira do Livro de Brasília celebra o protagonismo feminino na literatura até este domingo (3/12), na Biblioteca Nacional de Brasília
A Biblioteca Nacional de Brasília recebe, até este domingo (3/12), a 37ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB. O evento tem como foco, nesta edição, ressaltar o protagonismo feminino na literatura, sob o tema “Mulheres a toda prosa”. Com acesso livre a todos os públicos, a feira promete reunir mais de 80 mil pessoas até o encerramento. Ingressos podem ser retirados gratuitamente no site do Sympla.
Neste ano, a escritora Kiusam de Oliveira, autora do prestigiado livro infantojuvenil O mundo no black power de Tayó (2013), que figurou na lista das dez obras mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), é a grande homenageada do evento. A professora Gina Vieira, responsável pelo projeto Mulheres Inspiradoras, que seleciona histórias que mostram referências femininas longe dos estereótipos, e a contadora de histórias Nyedja Gennari, patrona da edição, também são celebradas neste ano. “Eu sou uma mulher contadora de histórias. A feira homenageou uma mulher negra escritora e uma professora negra que tem um projeto incrível. É super importante que a gente mostre esse protagonismo de valorização das mulheres, que já deveria ter acontecido há muito tempo”, avalia Nyedja.
Para a patrona, os tempos atuais pedem ainda mais por eventos como a FeLib, que destacam a presença feminina. “Por muitos anos na nossa história, nós fomos ocultadas. Não tínhamos o direito de escrever ou publicar nada, e é aquele velho jargão: a mulher pode estar onde ela quiser. Quando nós mostramos esse empoderamento feminino, sobretudo em uma feira de livro na capital do país, que está batendo recordes de feminicídio, a gente verdadeiramente valoriza essas mulheres”, afirma.
Anualmente, a feira oferece ao público atividades como mostra expositiva editorial, lançamentos de livros e sessões de autógrafos, encontros com escritores, contação de histórias, rodas de conversas, oficinas artísticas, cursos de formação, palestras, apresentações musicais e cênicas, campanhas de arrecadação, exposições visuais, intervenções de cultura popular e mais.
Programação
Nesta sexta, a FeLiB será palco do lançamento de cordéis e um encontro de repentistas, a partir das 10h. O evento conta, nesta edição, com um espaço voltado exclusivamente ao gênero literário, ocupado pelo escritor de 82 anos Abraão Batista. Um dos maiores cordelistas brasileiros, o autor publicou, ao longo da carreira, mais de 300 cordéis.
O sábado (2), por sua vez, contará com uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Do início da manhã ao fim da tarde, o evento receberá apresentações musicais de artistas como Grupo Madu (11h), Grupo Bem Direi (13h), Martinha do Coco (15h) e Banda Amil (18h). Outro destaque é o bate-papo com a Embaixadora do México, Laura Esquivel, escritora premiada e autora de Como águas para chocolate, às 11h. No mesmo horário, o auditório do evento será palco de um aulão de preparação para as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), que serão realizadas a partir do dia 3 de dezembro.
No domingo, as atividades começam às 10h com uma roda de conversa com tema “A comunicação que cura” e recepção da Mamãe Noel, voltada para o público infantil. Pela tarde, a feira sedia o lançamento do Almanaque de Diamante Aruc 60 Anos e uma oficina ilustrativa com foco em temas do Cerrado. O encerramento do evento ocorre às 21h, com apresentação musical musical.
Serviço
37ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB
Biblioteca Nacional de Brasília. Até 3 de dezembro, das 10h às 21h.
Entrada franca mediante apresentação de ingresso.
Classificação livre.