A Escola Estadual Cinira Carvalho, de Lavras,  apresentará um bate papo sobre o livro “Carrancas de lá: O Deserto Dourado da Estrada Real”, na quarta-feira (21), às 14h30.

O livro está em fase de finalização pelo neo escritor e historiador Vinícius Ferreira Batista, professor da escola.

A obra traz como tema principal a região do Deserto Dourado da Estrada Real, uma vasta planície entre Lavras, Carrancas, Luminárias, Ingaí, São Bento Abade e São Thomé das Letras, que foi um importante lugar durante o ciclo do Ouro em Minas Gerais, nos séculos XVIII e XIX.

Este era o caminho que ligava as Lavras do Funil –  atual região de Lavras; o Centro Oeste de Minas e todo o entorno, à Estrada Real. Este era o caminho oficial autorizado pela Coroa Portuguesa para o transporte do ouro e das pedras preciosas extraídas no estado de Minas Gerais e também para a chegada dos gêneros de sobrevivência, trazidos pelos tropeiros, para a região.

No Deserto Dourado, também surgiram alguns dos mais antigos núcleos de povoação portuguesa em Minas Gerais, de modo a ser um importante ponto de abastecimento para a população nas Minas setecentistas.