Festa do Livro da USP​ realiza sua 25ª edição na Cidade Universitária em São Paulo

A 25ª edição da Festa do Livro da USP (Universidade de São Paulo) será realizada nesta semana, entre os dias 8 e 12 de novembro, e contará com 212 editoras oferecendo descontos mínimos de 50% no preço de capa das obras. O evento será na avenida Professor Mello Moraes, Travessa C, na Cidade Universitária, em São Paulo. Em 2023, para comemorar os 25 anos da Festa, ela foi estendida também para o domingo.

O horário da Festa será de quarta a sexta das 9h às 21h, e no sábado e no domingo das 9h às 19h. Já é possível consultar listas de livros das editoras participantes pelo endereço eletrônico: https://festadolivro.edusp.com….

Organizada anualmente pela Edusp desde 1999, a Festa do Livro da USP permite ao leitor o contato com editoras que têm pouca divulgação no mercado editorial, muitas das quais de pequeno porte, ao lado de editoras conhecidas e de grande expressão no mercado. Segundo os organizadores, o próprio nome do evento busca traduzir o sentimento de comemoração da leitura, para a qual leitores e editoras são convidados a participar.

Nesta 25ª. edição, outra novidade será a presença de algumas editoras pela primeira vez: no segmento acadêmico, a Editora UnB e a Entre Saberes, a Mostarda entre as infantis, a NewPOP no segmento de HQs, e as editoras Carambaia, Diadorim, Mnema e Revista Cult.

Destaques da Edusp

Edusp disponibilizará todo seu catálogo de publicações na Festa. Entre os destaques está a segunda edição da Caixa modernista, programada pela Edusp como parte das comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna em 2022. É um museu portátil, que oferece ao leitor os principais textos da Semana, como cartões postais, partituras, o programa da semana, entre outros. Inclui ainda dois livros que representam os momentos inaugurais da poesia moderna no Brasil: Pauliceia desvairada, de Mário de Andrade, e Pau Brasil, de Oswald de Andrade, em edições fac-similares.

Outra publicação em destaque é Exu: Um Deus afro-atlântico no Brasil, no qual Vagner Gonçalves da Silva se propõe a fornecer alguns pontos de vista por meio dos quais seu culto no Brasil pode ser caracterizado, em especial no candomblé e na umbanda, e analisar sua apropriação pelas denominações cristãs — primeiro pelo catolicismo e, mais recentemente, pelo neopentecostalismo.

Um lançamento da Edusp disponível na Festa é o novo livro do antropólogo Carlos Fausto, Ardis da arte: Imagem, agência e ritual na Amazônia. Na obra, Fausto investiga imagens e artefatos rituais de povos indígenas daquela região e se debruça sobre a história da arte para resgatar o que levou a imagem ou o artefato ritual a terem aquele significado, numa trajetória etnográfica, teórica e comparativa.

Um grande destaque do catálogo, lançado no último mês de setembro, é a Coleção Prismas, que traz edições voltadas a apresentar um estudo aprofundado de uma obra de arte nacional ou estrangeira e que pertença ao acervo de instituições e museus brasileiros. As três primeiras edições são Más notícias, de Rodolfo Amoedo, de Sonia Gomes Pereira; O escolar, de Van Gogh, de Felipe Sevilhano Martinez; e Sem título, de Amilcar de Castro, de Flávio Moura. A coleção é coordenada pelo professor de história da arte na Unicamp Jorge Coli, que também é colunista da Folha de S. Paulo.

25ª Festa do Livro da USP

Quando: 8 a 12 de novembro

Horário: quarta a sexta das 9h às 21h e no sábado e no domingo das 9h às 19h

Local: Cidade Universitária – São Paulo/SP

Endereço: Avenida Professor Mello Moraes, Travessa C,

Informações: Site

Filtro Categorias

Artigos relacionados

Conceição Evaristo é a primeira escritora negra a ter acervo no Museu de Literatura Brasileira

Conceição Evaristo é a primeira escritora negra a ter acervo no Museu de Literatura Brasileira

Escritora irlandesa Edna O’Brien morre aos 93 anos

Escritora irlandesa Edna O’Brien morre aos 93 anos

Carnaval 2025: Império de Casa Verde anuncia enredo sobre a literatura

Carnaval 2025: Império de Casa Verde anuncia enredo sobre a literatura

Conceição Evaristo vai doar itens de seu acervo à Fundação Casa de Rui Barbosa

Conceição Evaristo vai doar itens de seu acervo à Fundação Casa de Rui Barbosa

ABEU inicia campanha de doação de livros para bibliotecas gaúchas

ABEU inicia campanha de doação de livros para bibliotecas gaúchas

Exposição na Biblioteca Nacional celebra 500 anos de Camões

Exposição na Biblioteca Nacional celebra 500 anos de Camões