Nove clássicos da literatura brasileira que você precisa conhecer

Descobrir a literatura brasileira não apenas fortalece a identidade nacional, mas também impulsiona o desenvolvimento de competências ao longo da vida

A literatura brasileira é uma expressão artística que tem um papel fundamental na formação da identidade nacional, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e culturais. Por isso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra como é importante que os estudantes conheçam os principais clássicos do país.

Investir no estudo da literatura brasileira não apenas fortalece a identidade nacional, mas também promove o desenvolvimento de competências ao longo de todas as fases da vida, especialmente na educação formal, infânciapré-adolescência e adolescência.

Que livros de literatura brasileira você precisa conhecer?

1. Vidas Secas

Nessa obra, publicada inicialmente em 1938, Graciliano Ramos desenvolve uma crítica aos problemas sociais da sociedade brasileira a partir da história de uma família de retirantes, que têm de conviver com a fome e a miséria em uma das piores secas do sertão nordestino.

2. Auto da Compadecida

Um dos populares livros de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida narra a vida de João Grilo, que se envolve em situações pitorescas em busca de um amor proibido. Para tentar escapar do destino, João Grilo conta com a perseverança de Chicó, figura carismática e fiel escudeiro em uma vila do sertão nordestino.

3. Quarto de Despejo

Carolina Maria de Jesus retrata em Quarto de Despejo os seus diários, motivo pelo qual a obra é dividida em dias, meses e anos. O livro traça um retrato fiel da favela do Canindé, na São Paulo dos anos 1950. A autora narra como é sobreviver catando lixo, condição de vida miserável impulsionada por uma sociedade absolutamente desigual.

4. O Bem-Amado

Peça teatral escrita por Dias Gomes, O Bem-Amado envolve o espectador na trama de um político capaz de fazer tudo para atingir os seus planos. Odorico Paraguaçu, também conhecido como o Grande, o Pacificador e o Bem-Amado, envolve o povo com a promessa de inauguração de um cemitério, mas acaba enfrentando desafios inesperados.

5. Morte e Vida Severina

João Cabral de Melo Neto é o autor de Morte e Vida Severina, que conta a história de outro retirante nordestino, Severino. O personagem encarna a dor de uma vida miserável ao empreender uma viagem em busca de uma vida melhor. Nessa passagem, Severino deixa a falta de oportunidade no sertão rumo à sonhada fartura no litoral.

6. Grande Sertão: Veredas

Outra obra clássica da literatura nacional é Grande Sertão: Veredas, em que Guimarães Rosa mostra todo o seu talento com as palavras ao narrar a história de amor entre dois jagunços, Riobaldo e Diadorim. Além da trama apaixonada, a obra detalha os costumes de um Brasil rural no período conturbado da República Velha.

7. O Sítio do Pica-Pau Amarelo

O Sítio do Pica-Pau Amarelo é uma das principais obras da literatura infantil no Brasil e, na verdade, é composto por uma coletânea de livros. A criação de Monteiro Lobato conta as aventuras de Narizinho e Pedrinho, netos de Dona Benta, em meio à natureza exuberante e personagens fantásticos, como a boneca Emília, a Cuca, o Visconde de Sabugosa e o Saci.

8. Dom Casmurro

Um dos livros mais conhecidos de Machado de Assis, considerado um dos maiores autores de língua portuguesa, Dom Casmurro recupera a história de Bentinho e Capitu. Os dois jovens se apaixonam desde a adolescência, mas têm obstáculos para viver o amor, já que a mãe de Bentinho, Dona Glória, promete a Deus que o filho será padre.

9. Amar, verbo intransitivo

Por fim, a obra de Mário de Andrade narra a chegada de uma professora de Alemão à casa dos Sousa, uma família extremamente religiosa e conservadora. Ao longo da história, o autor mostra como os valores da família são arraigados de contradições, explorando a intenção de Sousa Costa ao contratar Elza para dar aulas ao filho.

Quer saber mais sobre educação? Acesse o blog Novos Alunos!


Filtro Categorias

Artigos relacionados

Conceição Evaristo é a primeira escritora negra a ter acervo no Museu de Literatura Brasileira

Conceição Evaristo é a primeira escritora negra a ter acervo no Museu de Literatura Brasileira

Escritora irlandesa Edna O’Brien morre aos 93 anos

Escritora irlandesa Edna O’Brien morre aos 93 anos

Carnaval 2025: Império de Casa Verde anuncia enredo sobre a literatura

Carnaval 2025: Império de Casa Verde anuncia enredo sobre a literatura

Conceição Evaristo vai doar itens de seu acervo à Fundação Casa de Rui Barbosa

Conceição Evaristo vai doar itens de seu acervo à Fundação Casa de Rui Barbosa

ABEU inicia campanha de doação de livros para bibliotecas gaúchas

ABEU inicia campanha de doação de livros para bibliotecas gaúchas

Exposição na Biblioteca Nacional celebra 500 anos de Camões

Exposição na Biblioteca Nacional celebra 500 anos de Camões