1 – Café Com Deus Pai (Júnior Rostirola)
O primeiro livro da nossa lista de livros mais vendidos em 2023 é também um livro cristão. Café Com Deus Pai, de Júnior Rostirola, é um convite para tomar um café com Deus. Assim, nessas páginas teremos um encontro com o todo poderoso Pai, ao longo de devocionais diários, que lhe mostrará como a Palavra de Deus é uma bússola que irá lhe orientar pelos maiores desafios da vida. Ao todo, foram 68.731 exemplares comercializados em 2023.
A vida é cheia de desafios. Não são poucas as vezes em que acordamos pensando em uma fórmula que resolva todos os nossos problemas, tanto os que já conhecemos como aqueles que enfrentaremos um dia. Ele tem todas as respostas e nos ajudará a trilhar o nosso caminho.
2 – É Assim Que Acaba (Colleen Hoover)
É Assim Que Acaba é uma obra escrita por Colleen Hoover. Nele vamos ter abordados temas super complexos, por exemplo a confusão de sentimentos que alguém pode sentir estando em uma relação tóxica. Amor e abuso se misturam e muitas vezes impedem aquele que sofre de se soltar das amarras dos sentimentos.
Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura.Ela conhece Ryle, um neurocirurgião teimoso e arrogante. A paixão é avassaladora.
Mas nem tudo é o que parece e o relacionamento é cada vez mais turbulento. Será necessário que Lily aceite a dolorosa verdade sobre seu companheiro.
Por essas características, a obra configura como o segundo livro mais vendido em 2023 no Brasil, com 60.961 exemplares comercializados – em uma escalada impressionante a partir da metade do ano passado, quando ultrapassou Mais Esperto Que o Diabo (que figurava há vários anos no topo da lista).
3 – É Assim Que Começa (Colleen Hoover)
Que Colleen Hoover era um fenômeno editorial, todos já sabiam. Agora, emplacar 2 obras entre os livros mais vendidos do ano é um feito incrível e para poucos.
Alternando entre os pontos de vista de Atlas e Lily, É assim que começa retoma logo após o epílogo de É assim que acaba. Revelando mais sobre o passado de Atlas e acompanhando a jornada de Lily para abraçar a sua segunda chance, no amor enquanto lida com um ex-marido ciumento, É assim que começa prova que ninguém entrega uma leitura mais emocionante do que Colleen Hoover.
Lily Bloom continua administrando uma floricultura. Seu ex-marido abusivo, Ryle Kincaid, ainda é um cirurgião. Mas agora os dois estão oficialmente divorciados e dividem a guarda da filha, Emerson. Mas apesar de divorciada, Lily não está exatamente livre de Ryle.
Assim, Colleen Hoover lidera o ranking dos livros mais vendidos em 2023 com 59.767 exemplares de É Assim Que Começa comercializados.
4 – Mais Esperto Que o Diabo (Napoleon Hill)
Neste livro, você vai descobrir, após 75 anos de segredo, por meio dessa entrevista exclusiva que Napoleon Hill fez, quebrando o código secreto da mente do Diabo: Quem é o Diabo? Onde ele habita? Quais suas principais armas mentais? Quem são os alienados e de que forma eles ou elas se alienam? De que forma o Diabo influencia a nossa vida do dia a dia? Como a sua dominação influencia nossas atitudes? O que é o medo? Como nossos líderes religiosos e nossos professores são afetados pelo Diabo? Quais as armas que nós, seres humanos, possuímos para combater a dominação do Diabo? Qual a visão do Diabo sobre a energia sexual? Como buscar uma vida cheia de realizações, valorizando a felicidade e a liberdade?
Essas perguntas e muitas outras são respondidas pelo próprio Diabo, que se autodenomina “Sua Majestade”, de acordo com Napoleon Hill. O seu propósito, escrito com suas próprias palavras, é ajudar o ser humano a descobrir o seu real potencial, desvendando as armadilhas mentais que os homens e as mulheres deste mundo criam para si mesmos, sabotando a sua própria liberdade e o seu próprio direito de viver uma vida cheia de desafios, alegria e liberdade. Escrito em 1938, após uma das maiores crises econômicas, e precedendo a Segunda Guerra Mundial, este livro não somente é uma fonte de inspiração e coragem, mas deve ser considerado um manual para todas aquelas pessoas que desejam.
De acordo com a Publishnews, os 48.349 exemplares vendidos o fazem ser o sexto colocado na lista de livros mais vendidos em 2023. O livro figura nessa lista de mais vendidos desde 2019.
5 – Onde Estão as Flores? (Ilko Minev)
“Onde estão as flores?” é um livro que conta a história de dois personagens diferentes – Licco Razan e Minev – e suas trajetórias de vida que passam por diversos países e culturas até se enraizarem na Amazônia brasileira. O autor, aparentemente, utiliza uma mistura de elementos históricos e uma narrativa fluida para traçar um panorama histórico da Europa, incluindo o resgate dos 50 mil judeus búlgaros durante a Segunda Guerra Mundial e o fluxo migratório dos judeus para a Região Norte do Brasil.
Além disso, o livro parece ter uma mensagem sobre a importância de se construir um mundo sem guerras, inspirado na canção “Where have all the flowers gone?” que se tornou um hino contra a guerra, interpretada por Marlene Dietrich. Parece ser uma leitura interessante para quem se interessa por história, cultura e temas relacionados à paz e à tolerância entre culturas diferentes. O livro teve 37.106 exemplares comercializados neste ano.
6 – O Poder da Autorresponsabilidade (Paulo Vieira)
Este livro traz ao leitor o conceito de autorresponsabilidade. Trata-se de um manual que apresenta a metodologia das 6 leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida.
1. Calar-se em vez de criticar.
2. Dar sugestão em vez de reclamar.
3. Buscar a solução em vez de buscar culpados.
4. Fazer-se de vencedor em vez de vitimizar-se.
5. Aprender com os erros em vez de justificá-los.
6. Julgar as atitudes, e não as pessoas.
Até o momento, são 36.122 exemplares comercializados que colocam O Poder da Autorresposabilidade na lista de mais vendidos de 2023.
7 – Biblioteca da Meia-Noite (Matt Haig)
Em A Biblioteca da Meia-Noite somos apresentados a Nora Seed, que aos 35 anos está completamente arrependida das escolhas que fez para a sua vida. Ela vive se perguntando que vida poderia ter tido se tivesse feito escolhas diferentes. Em meio a uma sucessão de acontecimentos ruins, Nora se vê completamente sem propósito e decide que não quer mais viver e, então, no exato momento em que toma essa decisão definitiva ela vai parar na Biblioteca da Meia-Noite, um lugar onde o tempo não passa e onde ela terá a possibilidade de viver outras vidas.
Com 31.061 exemplares comercializados, esta obra figura novamente na lista de livros mais vendidos.
8 – A Mandíbula de Caim (Edward Powys Mathers)
O que faz um livro publicado originalmente em 1934 figurar numa lista de livros mais vendidos em 2023 (com 27.756 exemplares comercializados)? Se você chutou “sucesso do TikTok”, acertou na mosca.
A obra, que faz referência à primeira arma assassina de que se tem notícia, foi escrita sob o pseudônimo de Torquemada. A história não só era um suspense policial; era também um dos quebra-cabeças mais intrigantes já publicados.
O leitor precisará identificar seis assassinatos distribuídos em 100 páginas impressas em ordem totalmente aleatória. Existem milhões de combinações possíveis, mas apenas uma é a sequência correta. Com muita lógica e uma leitura perspicaz, pode-se organizá-las na progressão certa, de modo que se revelem seis vítimas de assassinato e seus respectivos algozes.
Relançada no final do ano passado pela Instrínseca, a obra originou um engajamento incrível por seus seis enigmas “impossíveis” de serem resolvidos. Bem, na realidade, eles não são impossíveis, pois somente 6 pessoas conseguiram resolver os 6 assassinatos (duas dessas pessoas sendo brasileiros) apresentados durante as páginas do livro (utlizando-se da lógica). Será que você poder ser o quinto a resolver esse enigma?
9 – Tudo é Rio (Carla Madeira)
Tudo é Rio é o romance de estreia escrito por Carla Madeira. A história gira em torno de um casal, Dalva e Venâncio, que enfrentam uma tragédia desencadeada pelo ciúme doentio do marido. Nesse contexto, Lucy, uma prostituta famosa na cidade, entra em suas vidas, formando um complexo triângulo amoroso. O livro apresenta uma narrativa madura que utiliza a metáfora do rio para representar o fluxo da história.
A escrita habilidosa de Carla Madeira se destaca pela ausência de apelações e sentimentalismo fácil. Embora a trama aborde aspectos amargos e, por vezes, indigestos, a leitura é envolvente. Além disso, a obra contempla uma parte poética que convida o leitor à reflexão sobre a vida.
O título do livro, Tudo é Rio, reflete a narrativa contínua e fluida presente na obra, assemelhando-se ao curso de um rio. Ao longo do livro, diversas metáforas são utilizadas para estabelecer conexões com o título, lembrando-nos de que um rio segue seu curso assim como a própria vida.
Até o momento, são 25.548 exemplares comercializados, catapultando Tudo é Rio para a lista de livros mais vendidos em 2023.
10 – Mulheres Que Correm Com os Lobos (Clarissa Estés)
Apesar de já ter sido publicado há três décadas pela escritora Clarissa Pinkola Estés, o livro tem mudado a vida de milhares de pessoas, tanto que apareceu em oitavo lugar na lista de livros mais vendidos com 24.882 exemplares comercializados. Além disso, a indicação dessa leitura geralmente é feita de uma mulher, ou grupo de mulheres, para outra e parece estar passando por uma espécie de renascimento atualmente.
Em essência, a obra traz histórias de mitos, contos de fada e lendas repletas de misticismo, bruxas vilões e todo o restante que se pode esperar de textos folclóricos. A sequência dessas histórias acaba mostrando como o espírito livre da mulher foi sendo domesticado com o passar dos anos, punindo quem se rebelava contra isso.
Com o passar do tempo o próprio instinto feminino foi sendo colocar em segundo plano, fazendo com que as mulheres se preocupassem cada vez mais com as opiniões alheias e transformando suas ações em maneiras de agradar os outros. O livro propõe-se ao fim a ultrapassar esse condicionamento cultural e liberar a loba que existe em você!