O lançamento do Encontro Literário do Cerrado em Ituiutaba, realizado no início de abril, reuniu autoridades, profissionais da educação, artistas e imprensa local. Cerca de 150 pessoas participaram da cerimônia, entre elas, a Prefeita Leandra Guedes e parte de sua equipe de secretariado: Joelma Almeida (Educação, Esporte e Cultura); Mário Jacob Júnior (Desenvolvimento Econômico e Turismo); Conrado Pereira (Governo); Professor Tico (Fundação Cultural).

Participaram também professores e professoras ligados ao Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores e à Secretaria Regional de Ensino de Minas Gerais (regional Ituiutaba).

A abertura reafirmou o compromisso do organizador do Elicer, Humberto Paes Leme, em levar para Ituiutaba um circuito literário diferenciado, com a presença de escritores e escritoras do Brasil e de países de língua portuguesa, como Portugal, Angola, Moçambique e Luanda.

Durante o lançamento, a Prefeita Leandra Guedes falou sobre a importância do estímulo à leitura e ao desenvolvimento de jovens que adquirem desde cedo esse hábito. A secretária Joelma aproveitou para agradecer ao engajamento de sua equipe, que tem contribuído para que o evento seja bem-sucedido. Para Humberto Paes Leme, organizador do Elicer, o propósito é oferecer às pessoas uma experiência única de encantamento e contato com os livros e a leitura.