Com o livro ‘O visitante intergaláctico’, Marcelo Lapuente Mahl foi vencedor do Prêmio Nelly Novaes Coelho, de literatura infantil e juvenil 2023
Por: Maria Eduarda Amorim / Portal Comunica UFU
O professor doutor em História Marcelo Lapuente Mahl, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi o ganhador do Prêmio Nelly Novaes Coelho de Literatura Infantil e Juvenil 2023, com a obra inédita “O visitante intergaláctico”. O prêmio é organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE) em conjunto com o Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens — da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo — e é uma homenagem à professora e escritora pioneira na área de literatura infantojuvenil e referência para a literatura nacional.
O livro será publicado por uma das editoras parceiras da UBE, como prêmio pelo 1º lugar. A obra conta a história do amor pela astronomia e a amizade compartilhada entre dois alunos e seu professor. Com o intuito de promover a importância da ciência e a valorização do conhecimento para os jovens, Mahl traz de forma didática o discurso científico e mostra a relevância da pesquisa. Segundo o professor, a ideia surgiu com o constante convívio no ambiente universitário e o desejo de proporcionar um maior reconhecimento às universidades brasileiras.
O processo de criação começou em 2021 e foi finalizado no início de 2023, tendo expectativa de ser lançado no segundo semestre de 2024. Mahl comenta que enviou o texto para a premiação para ver como ele seria recebido pelo público e pela academia, visto que a banca de avaliação foi constituída por seis profissionais do campo literário.
O professor, que já tem dois livros publicados, concorreu com outros 116 inscritos. Mahl acrescenta que o prêmio é uma oportunidade para ele crescer no mercado de literatura nacional, que é um espaço “fechado” e de imensa importância. Ao finalizar, ele compartilha que foi uma honra ter participado do concurso e ter conseguido produzir o texto vencedor.
UBE
Fundada em 1958, a União Brasileira de Escritores (UBE) luta pelos direitos dos escritores e tem como objetivos defender os valores democráticos e republicanos e a democratização do acesso à informação e a liberdade de expressão. Outra finalidade da instituição é difundir a literatura brasileira no país e no exterior.