Prêmio dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais recebeu 1.953 inscrições; finalistas serão anunciados em 18 de julho
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta quarta (10) as listas com os dez semifinalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico. Ainda neste mês, no dia 18, às 12h, serão anunciados os cinco finalistas. Clique aqui para conferir a lista completa dos semifinalistas.
O anúncio dos semifinalistas foi feito durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Belém, Pará.
No total, foram 1.953 obras inscritas para esta primeira edição do prêmio dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, visando valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. Os autores premiados em cada uma das 29 categorias receberão a estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$ 5 mil.
“É com grande alegria que anunciamos os semifinalistas desta primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Finalmente, vamos poder conhecer os melhores trabalhos da produção acadêmica brasileira. Esses resultados são essenciais para a CBL, pois, por meio do JabutiAcadêmico, podemos conhecer e valorizar ainda mais obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. É fundamental para a CBL contribuir com o seu papel central na promoção da cultura e do conhecimento, cada vez mais baseada no saber”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.
“O Prêmio Jabuti Acadêmico proporciona uma oportunidade ímpar para destacar a diversidade e a profundidade da pesquisa acadêmica no Brasil. Nesta edição inaugural, com o apoio de uma comissão de jurados altamente qualificada e diversa, podemos reconhecer e celebrar os resultados de trabalhos acadêmicos em uma plataforma dedicada, valorizando suas contribuições significativas para o conhecimento e para a sociedade”, afirma Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico.
Entre as editoras com obras entre os semifinalistas estão: Dialética (36), Blucher (18), Unicamp (9), Edusp (8), Autores Independentes (8), Appris (7), Companhia das Letras (7), Vozes (5), Artmed (4), Manole (4), Alameda (3), Autêntica (3), Atheneu (3), Contexto (3), Fiocruz (3), IMPA (3), LF Editorial (3), Loyola (3), Santos Publicações (3), Tira de Letra (3), Zahar (3), Ampla (2), Annablume (2), Cobogó (2), Contracorrente (2), Edições 70 (2), Edições Sesc (2), FEALQ (2), 7Letras (2), Global (2), EDUERJ (2), Fósforo (2), Inteligência Educacional (2), Paco Editorial (2), Paulus (2), Portfolio-Penguin (2), Romano Guerra (2) e Ubu (2).
Os vencedores das 29 categorias, distribuídas em dois eixos (Ciência e Cultura e Prêmios Especiais), serão conhecidos em cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Clique aqui para conferir a lista completa dos semifinalistas.