Autora de Belo Horizonte é premiada com seu romance de estreia

Um traço até você foi considerado um dos melhores lançamentos do país em 2023 por votação na internet.

A escritora mineira Olívia Pilar ganha espaço na cena nacional de literatura endereçada ao público jovem. Seu romance de estreia Um traço até você, publicado pela Intrínseca em 2023, a projetou para incontáveis leitores e a conferiu o Top 20 do Prêmio Litera 2023 em votação acirrada na internet. O livro ficou em 19º lugar após consulta pública na internet. Segundo a organização do Prêmio, foram recolhidos 30 mil votos que elegeram o melhor romance endereçado ao público jovem.

O reconhecimento sagra a autora Olívia Pilar, que vem se tornando referência na literatura protagonizada por mulheres negras. “É muito especial estar no Top 20, ainda mais por meio de votação popular e em um ano recheado de ótimos lançamentos”, afirma a escritora que é mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG

Um traço até você narra o encontro de duas garotas. A universitária Lina, que sonha em ser ilustradora, mora em um bairro de classe média alta de Belo Horizonte e consegue uma vaga de estágio que parece ser exatamente o que ela precisava. Contudo, Lina logo recebe olhares estranhos e tarefas que colocam sua capacidade em xeque e que a fazem acreditar que a cor de sua pele interfira mais do que ela imaginava.  

Então seu caminho cruza com o de Elza, uma estudante do curso de Letras que traz em seus versos a importância da luta por uma sociedade mais justa. À medida que se aproximam, Lina se dá conta de que o mundo a enxerga de uma forma que ela não esperava, e precisa buscar em seu lado artístico a força para construir sua identidade. Juntas, Lina e Elza vão confrontar seus medos, suas inseguranças e se apaixonar. 

Com histórias protagonizadas por garotas negras e por garotas que gostam de garotas, a jovem escritora Olívia Pilar se firma na cena literária nacional com tramas sensíveis e cativantes. “Gosto de pensar que, com o que escrevo, consigo honrar não somente a minha ancestralidade — minha avó, minha mãe, minhas tias e quem veio antes delas —, mas também construir algo compartilhado, uma sensação de pertencimento e de comunidade. Como se, de alguma forma, minhas histórias também falassem sobre todas as mulheres negras”, diz Olívia que mantém um público fiel com a publicação de contos na Amazon, tem seu romance de estreia Um traço até você (2023), publicado pela editora Intrínseca, como um dos hits do ano entre lançamentos do público jovem adulto.

Sobre Olívia Pilar

Olívia Pilar é mineira de BH, escritora, mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Busca trazer representatividade para suas histórias, que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas.

​Autora de “Um traço até você” (Intrínseca, 2023), “Quando o sol voltar”, “Entre estantes” e outras histórias. 

Leia a biografia completa: 

Olívia Pilar nasceu em 09 de março de 1991, na cidade de Belo Horizonte onde reside atualmente. Cursou os ensinos fundamental e médio em Betim, região metropolitana de BH, É escritora, graduada em Jornalismo pela PUC-MG, pós-graduada em Marketing Digital também pela PUC-MG, mestra e doutoranda em Comunicação pela UFMG. É bissexual e está em um relacionamento com uma mulher há mais de quatro anos.

Em sua dissertação de mestrado, defendida em março de 2021, buscou definir o conceito de representatividade a partir de uma análise das imagens de controle que atuam sobre as personagens mulheres negras na novela Malhação: Viva a diferença; em sua tese de doutoramento, em andamento, está estudando atletas mulheres negras pioneiras em suas modalidades, as imagens de controle que atuam sobre as mesmas e como elas resistem a elas.

Atua como palestrante da temática Representatividade e oferece o serviço de leitura de sensibilidade. Sabe da importância da representatividade da mulher negra na mídia e traz essa realidade para as suas histórias que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas.

​É autora dos contos “Entre estantes”, “Tempo ao tempo”, “Dia de domingo”, “Pétala” e “Quando o sol voltar” que figuraram na lista de mais vendidos da Amazon;  “Senti saudades”, da coletânea Qualquer clichê de amor; “Amara, do Reino das Marés” da coletânea Formas Reais de Amar; “Rainha do bloco” da coletânea Confetes e serpentinas: Uma coletânea de carnaval; “Dança comigo?” da coletânea Todo mundo tem uma primeira vez da editora Plataforma21; “Violeta” da coletânea Flores ao mar; “Entre algodões-doces e montanhas-russas” da coletânea De repente adolescente da editora Seguinte; e “Duas de mim” da coletânea Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens) da editora Rocco. “Um traço até você”, publicado pela Intrínseca, é seu romance de estreia.​

Filtro Categorias

Artigos relacionados

Conceição Evaristo é a primeira escritora negra a ter acervo no Museu de Literatura Brasileira

Conceição Evaristo é a primeira escritora negra a ter acervo no Museu de Literatura Brasileira

Escritora irlandesa Edna O’Brien morre aos 93 anos

Escritora irlandesa Edna O’Brien morre aos 93 anos

Carnaval 2025: Império de Casa Verde anuncia enredo sobre a literatura

Carnaval 2025: Império de Casa Verde anuncia enredo sobre a literatura

Conceição Evaristo vai doar itens de seu acervo à Fundação Casa de Rui Barbosa

Conceição Evaristo vai doar itens de seu acervo à Fundação Casa de Rui Barbosa

ABEU inicia campanha de doação de livros para bibliotecas gaúchas

ABEU inicia campanha de doação de livros para bibliotecas gaúchas

Exposição na Biblioteca Nacional celebra 500 anos de Camões

Exposição na Biblioteca Nacional celebra 500 anos de Camões