Evento começa no dia 26 de abril e irá até o dia 1˚ de maio; saiba detalhes de estandes, ativações e participantes confirmados
A Bienal do Livro Bahia inicia sua edição de 2024 nesta sexta (26) e segue com uma extensa programação até 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Salvador / BA). A edição deste ano tem como tema As histórias que a Bahia conta e contará com mais de 170 autores, personalidades e artistas presentes. Entre as editoras e marcas baianas presentes, estão Caramurê, Mondrongo, Segundo Selo, Selo Editorial Paralelo 13s, LDM, Crazy Animes, Letra A, Tibi, Mojubá, Edufba, Paulinas, Studio Palma e Cantinho do Sebo.
Os ingressos para a Bienal do Livro Bahia podem ser adquiridos de forma on-line, pelo próprio site oficial do evento e no estande físico montado no Salvador Shopping, localizado no piso G1. A entrada inteira custa R$ 30, enquanto a meia entrada tem o valor de R$ 15, sendo que crianças até um metro de altura não pagam. Adicionalmente, durante os dias do evento, ainda haverá bilheteria física no próprio Centro de Convenções Salvador.
Um dos destaques da feira é a participação do autor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele (Companhia das Letras) no painel intitulado “Livros e Liberdade”, no dia 27 de abril, no Café Literário, um dos espaços da Bienal. No debate, junto com Jeferson, estarão a poeta baiana Lívia Natália e o jurista e professor de direito constitucional da USP Conrado Hubner Mendes. A mediação estará a cargo de Flávio Novaes.
A cantora Zélia Duncan também participará do evento no painel “A história nos transforma em outras”. No evento, a cantora debate sobre os fatos históricos marcantes que têm sido repercutidos com frequência na atualidade e que acabam interferindo no cotidiano das pessoas. Ao lado da historiadora Heloisa Starling, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenadora do Projeto República, Zélia discutirá as possíveis melhores formas de lidar com esse excesso de acontecimentos e de narrar suas respectivas histórias. A mediação estará a cargo da pesquisadora Edma de Góis, doutora em literatura pela Universidade de Brasília.
Marcando presença pela primeira vez, a Estante Virtual (setor D da asa B) levará para o seu estande autores e criadores de conteúdo literário para participarem de um bate-papo com os visitantes da Bienal. Os leitores que passarem por lá ainda poderão concorrer a livros, descontos no site, ecobags, entre outros brindes, durante as ativações no local.
Entre os destaques da programação da Estante Virtual, estão as sessões de autógrafos com alguns escritores da editora Malê: Aldri Anunciação – que lançou recentemente Pretamorphosis e foi roteirista do filme Medida provisória -, e Wesley Correia, autor de Laboratório de incertezas, adotado no vestibular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2024. Não haverá venda de livros no espaço. Os exemplares poderão ser adquiridos no estande da editora. Além dos escritores, influenciadores literários também irão conversar com o público no estande. Autor do livro O cozer das pedras, o roer dos ossos (Astral Cultural), Patrick Torres participará de dois momentos: no dia 27, às 14h, fará uma dinâmica com os leitores, e no dia seguinte, também às 14h, participa do bate-papo “Existe espaço para o Nordeste no meio literário?”, ao lado dos creators Debook e Lucas Barros.
O youtuber Paulo Ratz, do canal Livraria em Casa, também marcará presença no sábado (27), às 16h, para receber seus fãs. Outro destaque da programação é o “Te encontrei: Um bate-papo com Pedro Rhuas”, em 29 de abril, às 18h. Sucesso entre o público jovem adulto, Ruas também participa da mesa “Por novas histórias de Amor”, no dia 30, às, 19h, na Arena Jovem; e no dia 1º na mesa “O livro que me fez leitor”, às 17h, também na Arena jovem.
A Cortez Editora, presente em outras seis edições da Bienal trará 500 títulos para o evento: “Iremos para a Bienal do Livro Bahia porque a Cortez, cujo dono e fundador, o saudoso José Xavier Cortez, era nordestino, sempre soube da importância das feiras no Nordeste, especialmente a da Bahia, e da importância da leitura para essa região. Eraldo Miranda, nosso autor de literatura infantil, que mora e trabalha com seus livros há seis anos em Salvador, vai lançar o livro A leitura como chocolate e Receitas práticas para formar leitores”, comenta Elaine Nunes, gerente comercial e de marketing da Cortez editora.
Estande editora Qualis | © Divulgação
Já a editora Qualis terá em seu estande a presença da baiana Bettina Winkler, autora do suspense Estrada dos refúgios, ambientado em Salvador e com representatividade negra. Também participam as escritoras Laís Napoli e Englantine, que incorporam protagonistas LGBTQIAPN+ nos livros Entre ponteiros e eclipses e Em todas as gotas de chuva.
© Divulgação/ Foto ilustrativaA marca de artigos e papelarias BIC – patrocinadora da Bienal – oferecerá automação de encomenda. Por meio de QR codes expostos, os pedidos realizados na Lojinha BIC poderão ser escolhidos para serem entregues em casa. E, além disso, contará com a ativação “As Páginas da BIC” na Bienal. A ação é constituída por um livro gigante convida os visitantes a expressarem as suas histórias, mas também traz atividades para serem completadas, como figuras pixeladas preenchidas com experimentação de canetas de diferentes cores, como em um livro de colorir físico. Nessa ativação cada cor de caneta tem um número e as figuras sugerem as cores de cada quadrado, mas a liberdade de testar as canetas é com os visitantes. O espaço também terá a ativação “Tudo Começa com Papel e BIC”. Nela, os desenhos criados pelos consumidores no estande serão animados na tela. Além disso, a pessoa participante receberá a animação com a hashtag do evento em um formato pronto para publicar nas redes sociais.
Entre as presenças confirmados no evento, estão:
Jeferson Tenório, Itamar Vieira Junior, Clara Alves, Anderson Shon, Aline Bei, Conrado Hubner Mendes, Bettina Winkler, Flávio Novaes, Ian Fraser, Pedro Rhuas, Zélia Duncan, Heloisa Starling, Juliano Ferro, Silvano Colli, Tatiana Barroso, Laís Napoli, Anna Andrade, Aldri Anunciação, Wesley Correia, Debook, Yara Damasceno, Claudya Costta, Marcos Cajé, Cássia Valle, Luciana Palmeira, Olivia Santana e Nádia Cardoso.
FONTE: PUBLISHNEWS