Iniciativa é do prefeito Alisson de Assis Carvalho e foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal
Os 4 mil alunos da rede municipal de Campo Belo (MG) serão beneficiados com a aprovação da Lei que institui na cidade a distribuição do vale-livro para ser utilizado durante o Encontro Literário do Cerrado (Elicer), que acontecerá de 19 a 25 de setembro na Praça Vereador Antônio Rodrigues de Melo, conhecida como Praça da Estação. A autoria do projeto de lei é do prefeito Alisson de Assis Carvalho (DEM) e foi aprovada pela Câmara Municipal por unanimidade.
Cada aluno das escolas municipais receberá um vale no valor de R$ 30,00 e terá autonomia para adquirir os livros literários de sua preferência. Os vales terão validade apenas durante o período do evento, conforme determina a lei aprovada pela Câmara Municipal.
Segundo o prefeito de Campo Belo, a lei é um passo importante para garantir a acessibilidade cultural e a democratização do acesso ao livro e à leitura para os estudantes. “A literatura é um direito de todos. Ela é indispensável ao nosso processo de humanização e formação cultural. Logo, todas as pessoas, indistintamente, têm direito ao livro, a leitura e a literatura. Parabenizo os vereadores pela aprovação desse projeto que agora sanciono como Lei, que irá garantir ainda mais cidadania cultural aos nossos alunos”, disse.
Para a Secretária de Educação no município, Rosana Junqueira Silveira, a aprovação decorre do foco dos gestores de Campo Belo no fortalecimento da educação, como espaço de cidadania e promoção da transformação social. “Para nós, a aprovação do vales-livros vem ao encontro de nossa proposta de incentivar a leitura dentro da escola. Cada estudante terá a oportunidade de adquirir os exemplares de sua preferência durante o evento, o que fortalece a autonomia e o interesse pelos livros”, explica Rosana.
Realização do Elicer
O Encontro Literário do Cerrado é realizado pelo empreendedor Humberto Paes Leme, de Uberlândia. Em 2022, o evento já aconteceu em Ituiutaba e Uberlândia, com participação de aproximadamente 90 mil pessoas. Depois de Campo Belo, o Elicer segue para Juiz de Fora, Uberaba e Montes Claros. O evento nasceu em 2015 e teve uma segunda edição em 2017, ambas em Uberlândia. No total, mais de 200 mil pessoas já passaram pelo Elicer.
Para Humberto, a aprovação dos vales-livros para os estudantes da rede municipal de ensino é uma contribuição direta para a formação dos alunos da rede pública da cidade, por meio do estímulo à leitura. “São poucos os gestores do Brasil que proporcionam esta condição ao seu município. A Prefeitura de Campo Belo dá um exemplo nesse sentido”, avalia o gestor do Elicer.
Em Campo Belo, a Praça da Estação vai ganhar uma tenda de 1650 mil metros quadrados, que vai abrigar os expositores, um palco para apresentações artísticas e culturais, espaço para contação de histórias e cinema. A programação começa às 8h e vai até 21h, de segunda a domingo. O evento terá a presença dos escritores Ângela Leite, José Carlos Aragão e Leo Cunha, de Belo Horizonte.