Cidades como Novo Hamburgo, Campo Bom, Gramado, São Sebastião do Caí e Picada Café realizaram recentemente suas feiras do livro. No entanto, para os amantes da cultura e literatura diversos outros municípios da região começam suas feiras literárias nos próximos dias.
Em Canoas, a 38ª Feira do Livro começou no dia 6 de outubro, mas segue até o dia 21. O evento, que tem como tema os 150 anos de Santos Dumont, ocorre na área central da cidade, abrangendo locais como o Paço Municipal e a Biblioteca Pública João Palma da Silva.
No Vale do Caí, Harmonia dá início à 9ª Feira do Livro na quarta-feira (18) e se estende até o dia 20 de outubro no Parque Municipal José Albino Jacoby. O evento, que tem o tema Onde se semeia a leitura, as ideias florescem, terá contações de histórias, saraus literários, encontros com autores, apresentações culturais, lançamentos e venda de livros. As atividades iniciam na com a abertura oficial às 8h30 de quarta-feira com apresentação da Orquestra Jovem da Acefh.
Também no dia 18, Taquara dá início à sua feira, que se estende até o dia 22 de outubro na Rua Coberta. Serão cinco dias de contação de histórias, encontro com escritores, palestras, espetáculos teatrais e shows musicais com artistas da cidade e região. Atividades para as crianças, como recreação e pintura de rosto também estão inclusas na programação.
Tanto Morro Reuter quanto Santa Maria do Herval, na Encosta da Serra, iniciam a programação na quinta-feira (19) e terminam no dia 22 de outubro. Uma das principais atrações da 30ª Feira do Livro de Morro Reuter é a apresentação de Neto Fagundes, que promete encantar o público com seus “causos” e canções no sábado, 21, às 19h30, no palco principal da Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer. Além disso, Luiza Barbosa fará uma participação especial durante a Abertura Oficial, que ocorre às 19 horas de quinta-feira.
Já em Santa Maria do Herval, o diferencial são os vales-livros no valor de R$ 20 doados pela Secretaria de Educação aos alunos da rede municipal para serem gastos na 16ª Feira do Livro, que ocorre no Salão Paroquial.