Valério Lima, um Sensei brasileiro, filósofo e especialista em Acupuntura, certificado pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA e agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em Medicina Oriental, lançou, pela Ícone Editora, a sua mais recente obra, “ O Espírito do Japão – Uma Jornada pela Acupuntura Japonesa “
Ao longo de suas numerosas jornadas pelo Japão, Valério teve o privilégio de se aprofundar nas práticas ascéticas do shugendô, nas sagradas montanhas de Dewa Sanzan, sendo distinguido com o nome japonês Chi Shu, que traduz como aquele que ensina com sabedoria. Tornou-se o primeiro yamabushi brasileiro e um dos raros ocidentais a estudar com eminentes mestres da Medicina Tradicional Japonesa, como Renpu Fujimoto, Katsumi Ishihara, Koei Kuwahara, Etsuko Inoue, Masanori Taniyoka, Masaki Tsuda, Keiko Ogawa, Oura Jinkan, Atsuki Maeda, Stephen Birch e Antônio Augusto Cunha.
Fundador e CEO do Instituto Kangendo, a principal instituição de terapias japonesas na América do Sul, com alunos não apenas no Brasil, mas também no Chile, Colômbia, Peru, França, Portugal, Austrália e Japão, Valério é membro da tradicional sociedade Japonesa JTAM´S (The Japan Traditional Acupuncture and Moxibustion Society) e da Shonihari Gakkai (The Japanese Society of Pediatric Acupuncture). Além disso, ele é o criador dos métodos inovadores de Shiatsu Kangendô e Ventosaterapia Kengendô.
Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão revela que 71,6% dos japoneses estão familiarizados com a acupuntura, sendo que mais de 30% da população já experimentou essa terapia em algum momento de suas vidas. Os principais motivos incluem tratamento de dor (42,3%), gerenciamento do estresse (26,8%) e problemas de sono (21,7%).
Conhecendo profundamente essa terapia milenar japonesa, Valério destaca a importância de disseminar a prática da acupuntura aqui no Brasil. São vários os benefícios. Compartilhando suas técnicas ao longo dos anos em palestras, cursos, workshops e congressos, no Brasil e exterior, resolveu lançar seu livro para atingir um número maior de pessoas.
Em sua obra, Valério narra sua jornada na medicina oriental, desde novato até tornar-se um Sensei nas artes japonesas de cura. Ele apresenta uma narrativa precisa explorando a acupuntura e a medicina tradicional japonesa, destacando conceitos, princípios, filosofia, técnicas e os principais estilos praticados no Japão. O livro oferece uma visão aprofundada da acupuntura japonesa, considerada a mais refinada, indolor e não invasiva da atualidade, evoluindo ao longo de 1.000 anos de história.
Seu trabalho não apenas enriquece a compreensão da medicina oriental, mas também fomenta a interculturalidade e a educação entre Brasil e Japão.
O lançamento oficial da obra ocorreu durante participações em feiras e congressos no Japão no final de 2023, marcando o início de uma agenda de lançamentos que incluiu workshops no Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e em São Paulo.