‘O menino maluquinho’ e ‘Flicts – Edição de 50 anos’ – ambos publicados pela Melhoramentos – voltaram a figurar na lista Infantojuvenil; além das obras de Ziraldo, outras seis obras estrearam na apuração
A Lista de Mais Vendidos do PublishNews essa semana é marcada pelo retorno de Ziraldo na lista Infantojuvenil com duas obras. O cartunista e mestre da literatura infantil que faleceu no dia 6 de abril, garantiu o primeiro lugar na categoria com seu personagem mais conhecido: O menino maluquinho (Melhoramentos). Foram 576 exemplares vendidos nas 39 redes e lojas que têm seus dados coletados para a apuração.
A segunda obra a figurar na lista, na 14ª posição, é Flitcs – Edição de 50 anos (Melhoramentos). A edição é acompanhada de comentários de grandes amigos de Ziraldo e importantes nomes da literatura e da arte brasileira, como Rachel de Queiroz, Millôr Fernandes e o primeiro editor do livro, Fernando de Castro Ferro. A edição conta ainda com a crônica escrita por Carlos Drummond de Andrade no dia do lançamento do livro, que é apresentada na íntegra nas páginas iniciais da obra, trazendo a opinião do poeta sobre essa obra-prima de Ziraldo.
Além das obras de Ziraldo, a lista da semana conta com outras seis novidades.
Em Negócios a obra Ou vai ou voa (Buzz), dos empresários fundadores da Conquer Josef Rubin e Hendel Favarin, garantiu o primeiro lugar da categoria com 2.616 exemplares vendidos. No livro, os empresários ensinam aos leitores os passos para colocar a carreira no caminho certo. As outras estreias foram Harvard Business Review: manual de empresas familiares (Alta Books), de Josh Baron e Rob Lachenauer, em 10º lugar; e A voz da sororidade (Literare Books) em 11º.
Em Não Ficção estrearam Orar faz muito bem! (Loyola), livro de Alex Nogueira e que apresenta um itinerário simples para rezar e meditar com base no texto do pai-nosso, na segunda posição; Alegria para ensinar e transformar vidas (Gente), de Erik Penna, na terceira colocação e Nutrir (BestSeller), novo livro de receitas de Gisele Bündchen, na 15ª.
Na Lista Geral:
- Café com Deus pai – 2024 (Vélos), de Junior Rostirola;
- Ou vai ou voa (Buzz), de Hendel Favarin e Josef Rubin;
- O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira
Em relação a última apuração, a lista apresentou uma queda de 19% nas vendas. Mesmo com as estreias de Ziraldo, Infantojuvenil foi a categoria que mais sentiu, com queda de 38%. Autoajuda (-31%), Ficção (-18%) e Não Ficção (-11%) também ficaram no negativo, enquanto Negócios apresentou ligeiro aumento de 03%.
No ranking das editoras a Sextante ficou com o primeiro lugar com 12 obras emplacadas na lista. A Planeta ocupa a segunda posição com 11 e a Intrínseca, a terceira, com sete obras.
Lista dos livros mais vendidos do PublishNews
Há mais de dez anos o PublishNews computa semanalmente os livros mais vendidos nas principais livrarias do país, tendo como diferencial a transparência de revelar os números de exemplares vendidos. Livrarias como Leitura, Curitiba, Travessa e Martins Fontes fazem parte da contagem semanal, publicada entre quinta e sexta-feira.
A Lista é realizada em parceria com a com a Bookinfo – empresa que oferece soluções de inteligência de negócios e ferramentas de apoio à gestão de editoras, distribuidoras e livrarias – e monitora os dados de 39 redes e lojas.